Biblioteca Digital

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

"Twilight Zone" à la Newton


Pelo terceiro ano consecutivo, desenvolveu-se o projeto “Newton gostava de ler!” na biblioteca da ESDR. Este projeto, dirigido a alunos do 7º ano, promove a leitura e a cultura científica e, por isso, fizemos coincidir o início do projeto com o Dia Nacional da Cultura Científica, dia 24 de novembro, instituído em 1996 pelo antigo Ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago, em homenagem a Rómulo de Carvalho/António Gedeão, professor, divulgador de ciência e poeta.
Neste módulo, Difrat’arte, reencontrámos a “Princesa e o cérebro que sentia demais”, pois todas as prendas que recebia dos príncipes, vindos dos quatro cantos do mundo, eram rejeitadas pela hipersensibilidade do cérebro. Não havia ninguém que lhe valesse: o som do tambor era demasiado estridente; o perfume, demasiado estranho; o manto real, demasiado áspero; até os óculos mágicos lhe proporcionaram um momento de terror. No entanto, foram os óculos mágicos que deixaram que uma imagem da nebulosa Carina ficasse mais real, mais viva. Estamos a falar de uns óculos cujas lentes são redes de difração, o que quer dizer que a luz que por elas passa é desviada. No fundo, é o efeito natural do árco-íris que se forma quando a luz branca passa pelas gotículas da água, provocando um desvio no espetro da luz visível, separando as cores.
Qual será o efeito que se obtém com a utilização destes óculos especiais (técnica de CromaDepth)? Obtém-se o efeito 3D. E foi essa a experiência: conseguir ver o efeito tridimensional através do fenómeno da difração da luz.

Sem comentários: